Os elementos de transmissão desempenham um papel essencial no funcionamento das máquinas industriais, garantindo a conversão e o controle da energia mecânica.
Nesse sentido, vamos explorar o conceito e as aplicações desses componentes. Então, continue a leitura para conferir os principais detalhes sobre o assunto.
Vamos lá?
Elementos de transmissão: conceito e aplicações
Os elementos de transmissão são um conjunto de componentes essenciais nas máquinas industriais, que desempenham papéis fundamentais no funcionamento e na estabilidade dos equipamentos.
Contudo, essa categoria específica refere-se à operação, de fato, dos equipamentos industriais. Nesse caso, sem as partes de transmissão, não tem como assegurar o funcionamento da máquina.
Em outras palavras, esses elementos possuem a função de garantir a conversão e a adequação da energia mecânica. Para isso, realizam ajustes de direção, velocidade e intensidade de um ponto ao outro.
De forma mais técnica, segundo um estudo sobre o tema, os componentes de transmissão são responsáveis por transmitir e receber movimentos da máquina. Ele pode ser feito:
- De forma direta (como em eixos e engrenagens);
- Por ligação flexível (correias, correntes e cabos);
- Por ligação rígida indireta (biela e manivela).
Nesse caso, a transmissão transforma e transfere força em outros sinais que estimulam o desempenho do equipamento. Como, por exemplo, potência, torque e rotação.
Sendo assim, são peças-chave na eficiência e precisão da máquina, com funcionamento leve.
8 dos principais elementos de transmissão
Considerando a importância dos elementos de transmissão para o bom funcionamento das máquinas industriais, reunimos aqui as 8 principais peças correspondentes a essa categoria.
Assim, você poderá identificar com mais facilidade qual delas adquirir em casos de manutenção industrial ou substituição, reduzindo o tempo de parada.
Veja a lista completa a seguir!
1. Rolamento
O rolamento é um dos principais elementos de transmissão porque é responsável por realizar o movimento rotacional dos eixos. Nesse caso, ele reduz o atrito entre os demais componentes e, consequentemente, ajuda a limitar as perdas de energia.
Além disso:
- Suportam cargas;
- Garantem precisão de movimento;
- Distribui tensões;
- Realiza o isolamento de vibrações.
Com isso, ele atinge a fluidez do curso necessário para a eficiência da máquina. Sendo, inclusive, muito usado em bombas, motores, ventoinhas, eixos e muito mais.
Para saber mais sobre esta peça, acesse o nosso conteúdo “Rolamentos industriais: funções, aplicações e como escolher”.
>> Leia também: Por que meus rolamentos falham prematuramente?
2. Mancais
Já os mancais são os apoios dos eixos e árvores. Dentro deles, inclusive, estão os rolamentos. O objetivo aqui é maximizar o desempenho e a vida útil desse componente.
Juntos eles se tornam elementos de transmissão responsáveis por reduzir o atrito e por realizar o transporte de cargas operacionais estáticas e dinâmicas.
Isto é, eles devem ser capazes de acomodar, de maneira segura e eficiente, a magnitude e as características de todas as cargas aplicadas.
Portanto, também protegem o rolamento e o lubrificante de possíveis contaminantes.
3. Engrenagens
Em paralelo, também conhecidas como rodas dentadas, as engrenagens realizam a transmissão, de fato, do movimento rotacional. Ou seja, elas transportam a energia de um eixo para o outro, alterando a direção e a velocidade da rotação.
Geralmente, estão interligadas aos redutores de velocidade, caixas de engrenagens e os eixos de transmissão, como já mencionado.
Esse é um componente bastante usado porque conta com grande resistência. Além disso, conforme o estudo já citado, são responsáveis por gerar pequenas transmissões com velocidades constantes de 98% de rendimento.
4. Acoplamentos
E o acoplamento é um conjunto mecânico que promove a união entre os eixos e árvores. Essa conexão é o que permite, de fato, ocorrer o torque com qualidade e eficiência.
Esse movimento colabora com a compensação dos possíveis desalinhamentos e diferenças de comprimento.
Além disso, também podem ser aplicados com o objetivo de absorver os choques e vibrações. Por isso, é comumente usado em bombas, ventiladores e geradores.
5. Correntes
As correntes colaboram com a correta transmissão rotacional entre as rodas dentadas (engrenagens). Se bem projetadas, são capazes de promover, com desempenho, a potência mecânica de um eixo para o outro.
Elas são bens comuns em transportadores industriais e sistemas de tração de máquinas pesadas.
6. Correia
As correias são elementos de transmissão que podem alterar a direção do movimento ou ajustar a velocidade.
Logo, estabelecem a harmonia entre os demais componentes. Mas, para isso, conectam diferentes eixos rotativos.
Existem diversos tipos de correias, cada um com uma função específica. Por exemplo, ainda conforme o estudo citado anteriormente:
- Correias Trapezoidais ou “V”: são as mais comuns devido ao seu baixo custo, baixo ruído e da não necessidade de rolos tensores;
- Correias Sincronizadoras (correias dentadas): facilitam a sincronia entre as polias, não precisam de tensionamento e tem baixo ruído;
- Correias Planas: dependem do atrito para realizar a transmissão da força entre as polias.
7. Polia
Juntamente com a correia, a polia transmite a força do sistema por meio dos canais que se encaixam nela. Algumas polias possuem múltiplos canais, permitindo a conexão com mais de uma correia.
Elas podem ser divididas em duas categorias:
- Polia motriz ou acionadora: transmite o movimento;
- Polia movida ou acionada: recebe o movimento.
8. Vedação
As vedações de eixo industriais são projetadas para selar a área entre um componente em movimento (giratório) e outro fixo (estacionário), ou entre dois.
Elas devem funcionar com o mínimo de atrito e desgaste, mesmo em condições difíceis de operação. Afinal, elas são responsáveis por reter a lubrificação e impedir a entrada de contaminantes.
Essas funções são essenciais para garantir o bom desempenho e a longevidade dos componentes giratórios, evitando falhas ou danos no sistema.
Elementos de transmissão? Conte com a Rolatel!
Está precisando trocar elementos de transmissão para garantir uma operação contínua e eficaz? Então, conte com a Rolatel!
Com mais de 30 anos de experiência no mercado, atendemos às demandas de reposição, adaptação e desenvolvimento de novos projetos para a indústria. Sempre com muita agilidade e conhecimento técnico especializado.
Fale com um de nossos consultores para descobrir como as soluções Rolatel ajudam a eliminar a queda de produção, aumento de custos e perda de credibilidade.
Deixe um comentário
Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *