Axiais de Esferas de Escoras Simples

Rolamentos Axiais

Os rolamentos axiais de esferas são constituídos por anéis em configuração de arruelas com canal e gaiolas com as esferas embutidas. O anel a ser instalado no eixo e denominado anel interno, e o anel a ser instalado no alojamento é denominado de anel externo.

Axiais de Esferas de Escoras Dupla

Rolamentos Axiais

Nos rolamentos de escora dupla, o anel central (anel intermediário) e o instalado no eixo. Os rolamentos axiais de esferas de escora simples suportam a carga axial em um sentido e os rolamentos de escora dupla suportam a carga axial em ambos os sentidos. No intuito de minimizar a influência de desvios na instalação, existem também os rolamentos axiais de esferas com contraplaca esférica no anel externo. Nos rolamentos pequenos são usadas, principalmente, as gaiolas prensadas de acho e nos rolamentos grandes as gaiolas usinadas.

Axiais Autocompensadores de Rolos

Rolamentos Axiais

Estes rolamentos tem uma pista esférica no assento do anel externo e rolos trapezoidais dispostos obliquamente na superfície de rolagem. O rolamento possui auto alinhamento em virtude da pista do anel externo ser esférica. A capacidade de carga axial e elevadíssima e quando estiver sob carga axial permite a aplicação de cargas radiais moderadas. As gaiolas utilizadas são as prensadas de aço ou as usinadas de latão.

Axiais de Agulhas

Rolamentos Axiais

Os rolamentos axiais de agulhas são compostos por coroas axiais que são produzidos em plástico ou metal com rolo de agulhas integrado e contra peças que são utilizadas como pistas para rolamentos, obtendo uma construção bastante compacta e possibilitando uma altura axial mínima. Elas absorvem forças axiais elevadas em uma direção. As cargas radiais têm que ser absorvidas separadamente. As coroas de agulhas axiais têm que ter suas superfícies de rolamentos retificadas como pista. Os rolamentos axiais de agulhas proporcionam um alto grau de rigidez dentro de um espaço axial mínimo. São utilizados em aplicações nas quais as faces de componentes adjacentes possam atuar como pistas, eles não ocupam mais espaço que uma arruela axial convencional e podem acomodar cargas axiais que atuem somente em uma direção. Para aplicações nas quais componentes adjacentes não podem atuar como pistas, os conjuntos também podem ser combinados com arruelas de vários tipos. As designações dos rolamentos axiais de agulhas são: AXK, AS, WS, GS

Axiais de Esferas de Contato Angular

Rolamentos Axiais

Os rolamentos axiais de esferas de contato angular de escora dupla são rolamentos de alta precisão, especialmente projetados para fusos de máquinas-ferramentas, podendo suportar a carga axial nos dois sentidos. Comparados aos rolamentos axiais de esferas da série 511, estes contém esferas de diâmetros menores e em maior número: tem o ângulo de contato de 60 graus. Consequentemente, a influência da força é reduzida, podendo suportar altas rotações e com a rigidez elevada. Os rolamentos das séries 20 a 29 têm os diâmetros interno e externo que os rolamentos de duas carreiras de rolos cilíndricos da série NN30 e NN49, respectivamente, e combinados a estes, são usados para suportar a carga axial. Nos rolamentos axiais de esferas de contato angular as gaiolas são de latão usinado. Existem as séries BT, BA, BN de rolamentos de esferas de contato angular de elevada rigidez, adequados para altas rotações, que podem facilmente substituir os rolamentos axiais de esferas de contato angular de escora dupla.

Goto Top